Venha

terça-feira, 13 de julho de 2010

Todos somos donos de casa: homens, mulheres, crianças.

.
Caríssimos

Todos nós somos donos de casa, seja por opção, por gosto ou obrigação, somos responsáveis por tudo o que ocorre no interior dos nossos lares e pelas relações que os produtos das nossas atitudes mantêm com a vizinhança, com o meio ambiente, etc.

Então, gostaria de compartilhar com vocês algumas das minhas atitudes domésticas que considero importantes para poupar meu tempo, meu humor e, principalmente, para evitar gastos e ajudar a evitar a degradação ambiental.

1- Lavar roupas – juntar tanto quanto seja possível e lavá-las de uma só vez. Estico-as antes de colocá-las para secar, isso
evita que muitas delas precisem ser passadas.


2- Passar roupas – só passo roupas de tecidos naturais que são usadas para o trabalho ou ocasiões formais. Nada de passar roupas de cama, banho, roupas íntimas, roupas de uso caseiro, panos de prato. Se estão bem lavadas, não há razão para querer esterilizá-las com o uso do ferro quente. As roupas íntimas femininas(forro de calcinhas) eu lavo separadamente e deixo de molho em algum produto que as esterilize, assim como os panos de prato. Isso poupa nossa paciência, nosso tempo, luz e dinheiro.



3- Para a lavagem da louça, deixo sobre a pia uma bacia com água e detergente e vou mergulhando ali a louça a ser lavada, sem resíduos de alimentos. Quando há uma quantidade razoável, lavo tudo de uma vez. Isso pou
pa água e derrama menos detergente na natureza. Além de poupar a nossa paciência e deixar as coisas organizadas enquanto não podemos limpá-las.





4- Evito o uso de produtos descartáveis, pois é mais fácil racionalizar o uso da água que limpa os nossos utensílios do que controlar o destino de embalagens e plásticos diversos.

5- É claro, separo o lixo. (est
ou estudando uma forma de fazer a COMPOSTAGEM - transformação do lixo orgânico em adubo - em apartamento ou na área comum do condomínio)

6- O óleo vegetal usado no preparo dos alimentos é pouco aqui em casa, mas eu guardo em garrafas pet e ligo para uma cooperativa vir buscar(eles o transformam em sabão biodegradável). Estou implementando isso no prédio todo, vai haver um recipiente grande doado pela cooperativa que fica num canto da garagem e é trocado por outro vazio quando enche.
Isso feito, ajuda a manter a caixa de gordura limpa e
evitar entupimentos constantes e muita dor de cabeça.

7- Tenho 3 filhos pequenos e dou banho neles juntos. Poupa água, energia(inclusive a minha) e tempo.


Gente, isso tem poupado a minha grana, meu humor, a natureza, enfim, melhorou muito a minha vida e foi um avanço bem grande em ralação à geração dos meus pais.

Espero ter sido útil.
Postem mais dicas domésticas.
Vamos trocar informações.

14 comentários:

  1. Otimas dicas!Muitas delas pratico aqui em casa!As pessoas precisam realmente tomar conciencia de que com pequenos atos, podemos conservar nosso planeta.... Bjos

    ResponderExcluir
  2. Dri, minha linda!!! Aqui em casa passo a roupa como vc, compartilho com vc a questão dos descartáveis, tbm dôo o óleo usado que é tão pouco, que preciso uns 3 meses para encher um daqueles vidros de conserva, em dias mais quentes tbm dou banho nas meninas todas juntas!! Adorei a idéia da bacia para a louça!! Vou implementar!
    Excelentes dicas amiga!!!! Parabéns!!

    beijinho

    ResponderExcluir
  3. Você está certa, também utilizo muitas dicas que você postou, precisamos cuidar do nosso meio-ambiente e nada melhor do que começr na própria casa, fazendo sua parte.
    BJS

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri,
    Obrigada pela visita e pelas palavras de incentivo. Seu blog é muito fofo.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  5. oi Adri- adorei esta postagem - realmente todos que moram na casa tem que ajudar, preservar e saber o que tudo isto vai significar para o futuro deles-
    e quanto ao lixo orgânico - eu faç aqui em casa numa floreira enorme- vou colocando as cascas, terra e folhas por cima, tampo , e tem que molar todos os dias, e remexer - e tem que ver que terra maravilosa, chio de minhocas, não precisa gastar uma grana federal com aqueles sacos de terra preta-
    mas para apartamento se não tiver lugr para o vsão- eu acei nm blog - que eles colocaam camadas por camadas numa vasilha velha com tampa - fechavam bem e sacudiam todos os dias-vou ver se acho o link prá ti-
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post. Muito util mesmo!
    Vou tentar me adaptar com algumas dessas dicas, começar mesmo que devagar já é alguma coisa ne?

    Sobre o oleo, que cooperativa exatamente vc liga? queria saber como procurar aqui na minha cidade.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana,
    Ótimas idéias e dicas para serem compartilhadas. Eu também uso o recurso da bacia com detergente antes de lavar, e aqui em casa, meu marido também lava a louça, então ele já sabe que depois que a gente come, tudo precisa ser colocado na água para facilitar a lavagem também.
    Bjs.

    PS: Vc está sumidinha do meu blog :(

    ResponderExcluir
  8. Oi Adriana,
    Muito obrigada pela visita. Gostei muito de seu blog e já sou seguidora.
    Beijos Kátia Moreira

    ResponderExcluir
  9. Dri, achei muito lindo o blog, e muito gostoso seu jeito de escrever.
    Ta td lindo, esse post em especial super legal e útil!

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Muito útil. Quero te contar que a Maíra, a outra menina do blog, tem uma compostagem na casa dela que é assim: um latão de metal no qual ela coloca uma camada de folhas secas e serragem e uma camada de lixo orgânico. Ela vai fazendo assim e depois mexe tudo com uma pá e joga na terra. Diz que é o jeito mais legal de fazer (ela pesquisou) e que não fica cheiro nenhum. Ela disse que, quando achou isso, a pessoa fazia dentro do apartamento...
    Beijo, Marina.

    ResponderExcluir
  11. Amei o post, bem claro e lúcido, vou retuitar. Separo lixo, economizo luz e água, reduzo o consumo de diversos produtos, adoro este assunto. Na cozinha, tenho um triturador no ralo da pia para os restos de comida e cascas. Ensino os filhos também, pois vai depender deles no futuro. Menos é mais!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Gostei das dicas, algumas já faço em casa e outras já vou implantar!!!!
    obrigada, adoro blogueiras conscientes...

    ResponderExcluir
  13. olá querida... vim agradecer a visita, e adorei o blog... bjo grande!

    ResponderExcluir
  14. Eu passo os lençois... gosto deles esticadinhos..rsssss
    Beijocas

    ResponderExcluir